O QUE FAZER NA CRISE?

Caro Leitor!

Na semana passada conversando com alguns empresários me fizeram a seguinte pergunta: – Christiano, o que devemos fazer neste momento de crise?

E como analistas do mercado, sempre temos algumas receitas já organizadas e bem claras sobre o assunto, e disse que era momento de esperar, não fazer investimentos arriscados e muito menos altos. E depois fui analisar mais a fundo, qual a melhor maneira de não ser atingido com tanta força por este momento que o país está passando.

E nos meus estudos, fui pesquisar a história das maiores crises que abalaram o mundo e com isso a atitude das empresas que tiveram os melhores resultados naquele momento. E seguem abaixo os três exemplos que acho que são bem educativos.

Primeiro temos o exemplo do Sr. José Galló presidente das lojas Renner que aproveitou a crise para ampliar seu negócio abrindo 54 lojas em 2014, crescendo sua receita em 19,4% e sua previsão para 2015 será ampliar ainda mais seu império, abrindo novas 45 lojas.

A locadora de veículos Localiza prevendo uma possível piora na economia, reduziu os custos para acumular caixa a partir de 2013. Por este motivo tinha uma boa quantia em caixa que gerou investimentos de 2,3 bilhões para renovar sua frota.

A rede de ensino Estácio nos últimos anos, iniciou negociações importantes, como a fusão com a concorrente Anhanguera e acabou desistindo. Com isso cresceu 37% em 2014 enquanto outras concorrentes cresceram quase o dobro dela. Como não havia feito aquisições antes da crise, hoje tem 700 milhões de reais em caixa que possibilitará fazer melhores aquisições muito mais em conta, o que trará melhores resultados.

Qual o segredo deles? Criatividade, planejamento e coragem para fazer o que era necessário para terem o resultado esperado.

Com estes exemplos identificamos que o objetivo em uma crise é fazer o necessário para crescer e aparecer, pois enquanto seus concorrentes estão se escondendo, sua empresa está se destacando.

Abraço.

Christiano Guimarães

* Texto tirado do blog da CPG Consultoria – www.cpgconsultoria.blogspot.com.br