CINCO PASSOS ESSENCIAIS PARA ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Caro Leitor,

Não sou muito adepto a este conceito americano de “xx passos para ficar rico” e afins, mas quero deixar aqui 5 passos importantíssimos na hora que decidir iniciar um negócio próprio.

Na atualidade do mercado mundial, é um pouco difícil encontrar algo novo que não tenha alguém em algum lugar que já ofereça. O que encontramos muito, são ambientes diferentes para um mesmo produto. Como por exemplo:

– Cidade ou região já possui o produto ou serviço, mas tem mais procura que demanda.
– Cidade ou região já possui o produto ou serviço e tem espaço para mais oferta.
– Cidade ou região já possui o produto ou serviço e tem mais demanda que procura.
– Cidade ou região não possui o produto ou serviço
– Cidade ou região não possui o produto ou serviço, mas que culturalmente impede e/ou dificulta a e/ou dificulta a entrada do produto.
Enfim, existem os mais diversificados ambientes que poderá implantar seu negócio. E as dicas que vou passar para vocês hoje, são exatamente para identificar se o negócio que pretende iniciar, terá sucesso ou fracasso na sua região.
Então vamos lá:
1 – ANÁLISE DE MERCADO
     Para saber onde está chegando com um novo negócio é muito importante conhecer o mercado que pretende entrar. Nesta análise conseguirá identificar fatores essenciais como:
* A receptividade do produto
* Se há concorrentes e quem são
* Qual o custo de vida da região e conseguir identificar qual será sua rentabilidade
* A logística local para entrega do produto
* Canais de distribuição que podem funcionar
2 – IDENTIFICAR AS BARREIRAS DE ENTRADA
     Barreiras de entrada, são todas as dificuldades encontradas ao se abrir um novo negócio e que são determinantes para o sucesso ou não do seu negócio. Para entender melhor, seguem alguns exemplos de barreiras de entrada:
* Barreiras Econômicas
* Barreiras Culturais
* Barreiras Tecnológicas
* Barreiras Logísticas
* Barreiras de Relacionamento com Fornecedor
3 – RECURSOS PARA O PRIMEIRO ANO
     É de conhecimento público que nenhuma empresa consegue se pagar logo nos primeiros meses de vida e muito menos pagar o salário dos seus proprietários, mas mesmo sendo uma informação tão conhecida, muitos empresários ainda insistem em abrir empresa sem ter uma reserva financeira para pagar pelas despesas da própria empresa e as pessoais deles.
     Esta prática é relativa a mais da metade das empresas que entram no mercado, pois estes empresários, acreditam que precisam somente do dinheiro para abertura da empresa e estruturação física, se esquecendo que durante pelo menos 1 ano, não pode tirar nenhum recurso da empresa e sim ter dinheiro para pagar pelas suas despesas.
4 – CONHECER SOBRE SEU NEGÓCIO
     Outra prática muito comum no mundo dos negócios é quando pessoas querem abrir uma empresa porque ouviram na televisão que “aquele” é um segmento lucrativo, ou há muita demanda e pouca oferta. Algumas vezes não foi na televisão e sim algum parente ou amigo dizendo que o negócio é bom, ou “ouviu falar que dá muito dinheiro” ou “meu primo está se dando muito bem fazendo isso”.
     Muito cuidado com isso, pois abrir qualquer negócio é difícil e demanda muita dedicação, imagina quando você não entende do negócio, qual o nível de exigência de tempo, prazo de maturação, público alvo, entre muitas outras variáveis que são imprescindível.
5 – TENHA UM PLANO DE AÇÃO BEM DESENVOLVIDO
     Um plano de ação é a melhor maneira de não se perder no meio do caminho para o sucesso da sua empresa nova. Pois com ele você terá começo, meio e fim do processo. Não deixará de cumprir nenhuma fase que precisa cumprir e não deixará nenhum sonho para depois, talvez por esquecimento.
     Este planejamento trará com você, o que você pretende com a empresa, onde quer chegar e quanto tempo terá para realizar cada etapa até conquistar suas metas.
 Tenho certeza que seguindo estes passos terá sucesso na abertura de uma nova empresa. E lembrem-se que não há nada aqui que é somente teoria, tudo foi vivido na prática.
Caso precise de algum apoio para seguir estes passos, saiba que a CPG Consultoria está a disposiçao dos senhores.
Obrigado pela oportunidade em passar um pocuo da minha experiência.
Abraço,
Christiano Guimarães
* Texto tirado do blog da CPG Consultoria – www.cpgconsultoria.blogspot.com.br